15/03/11

Campanha Comer Bem é Mais Barato lançada hoje


COMER BEM É MAIS BARATO é o mote da campanha criada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, com o objectivo de contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas. 

Esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos. 
A campanha televisiva foi lançada a 15 de Março pela SIC, com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica. Até 10 de Abril serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional, pelo valor de 1€.

A campanha será ainda apresentada no terreno - uma carrinha viajará por sete cidades, parando em locais públicos escolhidos para a confecção das receitas da campanha. Nestas paragens será proposto o regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados. 

As cidades são Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro, com o seguinte calendário:



Data   

Cidade    Local
16 AbrilÉvoraPraça 1º de Maio
30 Abril LisboaPraça da Figueira
7 Maio Porto    Praça D. João I
14 Maio Coimbra    Praça da República (perto do Mercado Municipal)
21 MaioViana do CasteloPraça da República
28 Maio Faro    Parque da Pontinha
4 Junho Santarém    Largo Cândido dos Reis


Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a Campanha.

Apoio à divulgação: Centro Português de Fundações, Correio da Manhã e Metro.

Sem comentários:

Enviar um comentário